Quem somos

Instituição de Utilidade Pública desde 1986, o Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira foi constituído oficialmente em 1975, ano em que se propôs ocupar o tempo livre dos seus filiados e familiares. Na altura foi caraterizada como uma instituição entusiasmada com a participação dos feirenses, de espírito aberto e empenhada em contribuir para a valorização cultural e desportiva de Santa Maria da Feira.

No mesmo ano o teatro e a dança também assumiram um papel fulcral, assim como o mini-ciclismo e o coro.

Atualmente o Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira assume-se como um espaço aberto à sociedade através das várias atividades e iniciativas que promove. Ao longo dos seus 104 anos de existência, a direção tem consciência de que para perspetivar o futuro é necessário ter presente a história e experimentar, constantemente, a recuperação e renovação dos seus valores.

Por um lado, a recuperação assenta nas recriações do Grupo de Danças e Cantares Regionais e na interpretação de grandes obras musicais pelo Coro, ou ainda na adaptação e renovação das tradições pelo Grupo de Teatro Amador com espetáculos como o Pátio das Cantigas ou o Teatro das Fogaceiras. Por outro lado, a renovação de atividades é uma constante através do serviço educativo Oficina d’Artes (Escola de Música, Dança, Teatro e Pintura), tornando o Orfeão da Feira num espaço agregador de conhecimento e experimentação artístico. A Oficina d’Artes acolhe alunos de todas as idades, assumindo o compromisso de os ensinar e acompanhar.

O Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira suporta-se nas pessoas e em estratégias colaborativas entre outras instituições e entidades, com o objetivo de se adaptar à exigente dinâmica da sociedade atual.

Entre os prémios atribuídos, o Orfeão da Feira já recebeu a Medalha de Mérito Distrital; Diploma de Mérito da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas; Diploma de Mérito da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Medalha de Prata de Mérito Municipal.

Missão: Promover a cultura e preservar as tradições em Santa Maria da Feira, envolvendo a comunidade e todos associados.

Visão: Ser referência no panorama cultural concelhio, primando pela excelência e inovação.

Valores:

  • Comprometimento
  • Confiança
  • Disponibilidade
  • Preservação
  • Responsabilidade
  • Transparência
  • Utilidade