Oficina d’Artes

No final dos anos 80 as atividades pedagógicas do Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira apenas se limitavam às aulas de flauta e órgão sob a tutoria da professora Saudade Campos. Na década de 90 esta experiência de aprendizagem foi alargada a outros instrumentos como a viola, a bateria, entre outros, com a direção da professora Graça Costa e do professor Luís Costa.

Em 2001 o C.C.R.O.F recebe um novo projeto impulsionado pelo professora José Afonso Monteiro – a Orquestra Orff – que tem como objetivo promover, de forma gratuita, o contacto com a música a crianças entre os 4 e os 15 anos. Mais tarde, o ano de 2006 foi um ano para abraçar um novo projeto de caráter cultural, pedagógico e social – a Oficina d’Artes. O atual Vereador do Pelouro Cultura, Turismo, Biblioteca e Museus da Câmara Municipal de Santa Maria da Feia, Gil Ferreira, foi o seu fundador. Na Oficina d’Artes promovem-se audições trimestrais, workshops e cursos de aperfeiçoamento musical, atividades que se juntam a concertos de música pelo corpo docente, cafés concerto, soirées dançantes, entre outros eventos culturais.

oda

Inserido neste projeto educativo está também o Grupo de Teatro Experimental do Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira, sob a direção da professora de teatro e encenadora Maria do Carmo Sousa. Ao longo da sua existência, o grupo tem vindo a apresentar diversos projetos teatrais, que contam com recriações históricas na Viagem Medieval em Terras de Santa Maria e com a representação de peças de produção próprias em vários espaços do concelho de Santa Maria da Feira.

Atualmente, através da Oficina d’Artes, é igualmente possível a promoção de atividades de expressão musical a crianças a partir dos três anos de idade. Mais do que uma escola a Oficina d’Artes é um espaço plural, com oferta formativa em áreas como a Música, o Teatro, Pintura, o Coro Infantil e a Orquestra Orff.

Como aderir

Sob a orientação pedagógica de Inês Monteiro a Oficina d’Artes disponibiliza aulas de música individuais e em grupo, um grupo de teatro infantil e outro de adultos.

Horários:

Sextas-feiras:
17h30 – Teatro Infantil
18h30 – Teatro Infantil
19h30 – Teatro Infantil
21h às 23h – Teatro Adulto

Sábados:
09h30 às 10h – Orquestra Orff
10h30 às 11h15 – Orquestra Orff
11h30 às 12h15 – Orquestra Orff
11h às 12h30 – Teatro Infantil

Dispomos de aulas individuais de instrumentos bateria, flauta transversal, guitarra clássica, guitarra elétrica, piano, violino e violoncelo, com a tutoria de profissionais especializados. Estas estão sujeitas a marcação prévia.
Paralelamente à música temos aulas de tango argentino (todas as segundas-feiras, das 21h às 23h), Karaté (às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30) e Danças Afrolatinas (às quintas-feiras, das 20h30 às 22h)
Pré-Requisito: As idades mínimas para participar nas atividades dependem sempre da atividade ou instrumento pretendido. Por favor consulte as condições na Secretaria do Orfeão.

Contactos

Estamos disponíveis para deslocações, para participação e organização de concertos em parceria com entidades públicas ou privadas, para mais informações:
Presencialmente:
Rua António de Castro Corte Real (Condes de Fijô), apartado 74
4524-181 Santa Maria da Feira
Outros contactos:
Tel: 256 363 430 I Tlm: 918 616 400
ou através do email: oficinadartes.orfeaofeira@gmail.com ao cuidado da Professora Inês Monteiro.