Mini Olimpíadas

Corria o ano de 1976 quando o Clube Desportivo Feirense promoveu uma série de jogos populares a que chamaram Mini Olimpíadas – um evento inspirado nos Jogos Olímpicos dos tempos modernos, criados por Pierre de Coubertin.

Esta iniciativa foi impulsionada e fortemente dinamizada por Manuel Carvalho, José Luís Pais, Joaquim Teixeira e Armando Teixeira.

No ano seguinte a responsabilidade de organizar esta iniciativa ficou a cargo do Orfeão da Feira devido ao dinamismo da sua secção de desporto, que agregava várias modalidades. As II Mini Olimpíadas foram realizadas com sucesso, esse ano com um caráter marcadamente concelhio e com uma nova estrutura.

Ao longo dos quarenta anos de existência as Mini Olimpíadas foram a força impulsionadora de criação e crescimento de várias modalidades desportivas em Santa Maria da Feira. Através delas muitas crianças conseguiram praticar desporto e aproveitar oportunidades nesse âmbito, como foi o caso de Joaquim Andrade no ciclismo e Fernando Couto no futebol, por exemplo. O envolvimento de todas as freguesias levou a um maior e notável crescimento deste evento desportivo anual. Em 2004 foi o alargamento deste projeto a crianças até aos 15 anos, implementada pelo atual presidente do Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira, Márcio Correia, na altura Presidente da Comissão Olímpica. Por outro lado, em 2005 as Mini Olimpíadas reuniram mais de 1500 crianças e jovens, que convergiu em 40 equipas de cerca de 60 voluntários envolvidos na organização.

Seguindo o mote “Desporto para todos”, nas paraolimpíadas participam as Cercis do concelho entre outras instituições do mesmo caráter, com o objetivo de elevar o espírito desportivo, a igualdade e divulgar o esforço e empenho de todos os desportistas, olímpicos e paralímpicos.

Esta grandiosa manifestação de desporto no nosso concelho só possível graças à persistência do Orfeão da Feira, ao contributo de voluntários e ao incansável apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Durante estas quatro décadas queremos destacar o apoio incondicional de muitos feirenses que nunca desistiram de fazer mais e melhor para que hoje nos possamos orgulhar da qualidade e riqueza que as Mini Olimpíadas Concelhias conquistaram. Muito obrigada, Armando Teixeira, Ernesto Campos, Luís Fernando, Fernando Sousa, Vítor Sá, Ângelo Resende, Luís Mais, Hélder Ferreira, Professor José Roberto Silva, Hugo Lima e Henrique Portela que, ainda hoje, continuam a liderar esta organização complexa mas que nos enche de orgulho todos os anos.

Consulte mais informações em: www.miniolimpiadas.com.pt | facebook