traje-popular-portugues

Desfile Nacional do Traje Popular Português leva GDCROF a Abrantes

Organizado pela Federação do Folclore Português, no passado dia 16 de setembro, decorreu o XXII Desfile Nacional do Traje Popular Português.

 

Este evento reuniu a arte do trajar tradicional de todo o país e contou com mais de 900 participantes de Norte a Sul de Portugal Continental e 22 elementos em representação da Região Autónoma da Madeira, permitindo que fossem representadas várias temáticas do trajar do povo de antanho.

A convite do Conselho Técnico da Federação do Folclore Português, o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão da Feira, juntamente com o Rancho Regional Recordar é Viver de Paramos e o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermêdo e Mato, reconstituíram os enterros na viragem do século XIX para o início do século XX, num quadro que se revelou uma surpresa para a maioria dos presentes e um verdadeiro sucesso pelo rigor com que foi preparado. Para além do enterro e com a ajuda de Grupos de outras regiões, foi também demonstrado o trajar da mulher enlutada, desde o luto profundo ao luto aliviado, nas várias condições económicas da época.

Esta foi a edição do desfile com maior adesão, através da qual se verificou a exaltação da cultura tradicional portuguesa e a força que a causa etnográfica tem.

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *