Danças e Cantares Regionais

Corria o ano de 1975 quando no seio do Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira se sentiu necessidade de criar uma vertente etnográfica. Os diretores da altura, arregaçando mangas e não tendo medo das adversidades, logo conseguiram cumprir com esse anseio, criando o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão da Feira.

Junto da D. Isabel Lebreiro e do seu Exc.º marido, Dr. Hamilton Lebreiro, o Grupo afirma-se com bastante qualidade como um representante de várias regiões do país, apresentando para o efeito, trajes e danças caraterísticas dos 4 cantos do país.

Toda esta alegria e fervor foram andando até que em 1980, o Sr. Fernando Marques de Sousa, teve a feliz ideia de avançar para a preservação do património imaterial da “Villa da Feira”. Procurou ajuda junto do Sr. Manual Lameira e da Lena da Graziela (era assim que gostava de ser chamada), e rodeados de tocadores de viola e concertina, fizeram-se as primeiras recolhas, e posteriormente, alguns ensaios, até que no dia 1 de Abril de 1981, o Grupo tem a sua primeira aparição ao público na Quinta do Castelo.

gdcr

De lá para cá percorrido um caminho por vezes pouco fácil, mas nunca abandonando o objetivo para o qual foi criado, ser um fiel representante dos antepassados da “Villa da Feira”. Esta missão tem levado o Grupo a percorrer o país de norte a sul, assim como a vizinha Espanha, o Brasil (2004) e recentemente na Ilha da Madeira onde participou no afamado Festival da Ponta do Sol. Temos consciência do trabalho já feito, daquele que fazemos, e daquele que teremos para fazer. Os nossos antepassados merecem-nos todo o respeito, e o melhor que podemos fazer, é mostrar os seus usos e costumes de forma séria e digna. O Grupo é Membro Efetivo da Federação do Folclore Português.

Como aderir

Sob a orientação de Fábio Pinto o grupo preconiza interpretações variadas e foca-se, essencialmente, na preservação e divulgação das danças e cantares tradicionais. Com experiência em participação em eventos relacionados com a etnografia, o grupo está disponível para deslocações e para trabalhar em parceria com outros grupos ou instituições.
O Grupo disponibiliza-se, ainda, para atuar em casamentos, romarias tradicionais e festividades em que a valorização do território e ambiente popular esteja presente.
Os ensaios acontecem às sextas-feiras, das 21h00 às 23h00. Excecionalmente podem realizar-se à quarta-feira, no mesmo horário, para preparar apresentações ou atividades internas e externas.

Contactos

Estamos disponíveis para deslocações, para participação e organização de concertos em parceria com entidades públicas ou privadas, para mais informações:
Presencialmente:
Rua António de Castro Corte Real (Condes de Fijô), apartado 74
4524-181 Santa Maria da Feira
Outros contactos:
Tel: 256 363 430 I Tlm: 918 616 400
ou através do email: orfeaodafeira@gmail.com ao cuidado de Fábio Pinto.

Facebook